Confirmado surto de tuberculose bovina em Santa Catarina

A tuberculose, doença causada por uma bactéria, não tem cura para animais e tem uma alta taxa de mortalidade, e por ser uma doença infecto-contagiosa e uma zoonose, dizima gado na região Oeste de Santa Catarina. A transmissão da mesma se dá pelo contato direto dos animais e pela utulização do mesmo cocho por um animal doente, seguido por um animal saudável, além de poder ser transmitida para o homem durante o manuseio do animal enfermo ou consumo de produtos derivados do seu leito ou in natura.

Foram registrados casos da doença nos municípios de Herval D'oeste, Joaçaba, Erval Velho, Ouro e Água Doce, sendo necessário o sacrifício de mais de 90 animais.

Na maioria das vezes esses animais são o ganha pão da família, logo, para não haver uma perda tão grande no seu rendimento financeiro, o Fundo Nacional de Sanidade Animal (Fundesa), indenizará estas famílias com R$3,00 por quilo do gado vivo que apresenta a tuberculose e os encaminhará para locais próprios para que o abate seja feito seguindo as normas sanitárias.

Nas propriedades que foram identificados os casos da doença, além de terem seus animais doentes sacrificados, passaram por uma desifecção completa e os bovinos que não apresentaram a bactéria passarão por uma bateria de exames e cuidados especiais para evitar uma nova disseminação da doença, nos próximos dois meses.

 

Fonte: CIGB Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Bovinos

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Inscrições abertas para gado Girolando na MEGALEITE 2012 Preço do boi gordo estável Iniciada a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Bovinos

Notícias

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.