Seca causa 30% de perda em canaviais de Pernambuco

Informações dos produtores de cana de Pernambuco revelam que a estiagem que tanto afligiu os produtores do Centro-Sul, já afeta o ciclo de vida dos canaviais pernambucanos. Eles estimam que além da perda de parte da safra deste ano, promovendo um prejuízo de R$ 600 milhões, a seca começa a atingir o tempo de vida da planta, ou o ciclo.

Segundo monitoramento da chuva em abril, o déficit das precipitações chega a mais de 80% na região canavieira, conforme revela os dados da Agência Pernambucana de Água e Clima.

Normalmente, a renovação do canavial é realizada a cada seis anos, período em que a planta perde a sua produtividade. Entretanto, diversas áreas dos canaviais secaram até a morte, sobretudo, na Mata Norte, onde chove menos historicamente. Em Lagoa de Itaenga, por exemplo, choveu apenas 7 milímetros quando a média é de 242mm. "Com o impacto negativo na safra, como o produtor investirá na renovação antecipada do canavial", questiona Andrade Lima.

"Será um desastre na economia das cidades do interior", conta Lima. Ele informa que cada mil toneladas de cana perdida, corresponde a seis desempregados diretos no campo. A redução de mão-de-obra também ocorrerá nos parques industriais das usinas, pois com a falta da matéria-prima, a moagem começará mais tarde e terminará mais cedo.

 

 

 

Fonte: Plantar

Adaptação: Revista Agropecuária

     

Conheça o Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

      Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Confirmado surto de tuberculose bovina em Santa Catarina Inscrições abertas para gado Girolando na MEGALEITE 2012 Irrigação no plantio de milho      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Agricultura

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.