A importância de um profissional para a dieta de bovinos leiteiros

A formulação de dietas para bovinos leiteiros deve ser feita por um profissional capacitado.  Sendo um conjunto de alimentos, incluindo sua quantidade respectiva, prescrita para uma determinada categoria animal, a dieta não é uma tarefa de amadores, sendo necessário grande conhecimento dos alimentos, dos animais e os objetivos que se quer alcançar, para isso é importante recorrer à ajuda de profissionais.

O primeiro passo é conhecer de perto o rebanho e a fazenda. Genética e ambiente irão afetar diretamente o resultado da alimentação. Os alimentos volumosos disponíveis na propriedade deverão ser analisados visualmente e por análises laboratoriais para saber como ele poderá ser utilizado na composição da dieta.

As exigências nutricionais de cada categoria deverão ser atendidas de modo a promover mantença e alcance de metas. Por exemplo, a categoria novilhas deverá alcançar determinado peso e tamanho para atingir a meta de entrar em reprodução com a idade correta, normalmente, de forma precoce. As vacas, além de produzirem leite, devem se reproduzir de forma adequada, tendo o seu balanço energético adequado para tanto.

O responsável pela nutrição de um rebanho deverá ter conhecimentos sobre os alimentos e seus valores nutricionais. O entendimento de um alimento passa também pela função que o mesmo exercerá no organismo do animal, por isso o profissional do ramo pode ponderar as consequências e os benefícios da dieta, pois conhece bem a composição dos alimentos e também a forma como deverá ser oferecido, como por exemplo, o tamanho da fibra.

Além disso, o nutricionista deverá estar sempre atento aos preços de insumos, buscando uma dieta que tenha como resultado a lucratividade, quer seja no custo da dieta, quer seja no resultado. A certeza de que dieta formulada será realmente consumida pelo animal também é fator importante.

Uma nutrição inadequada pode resultar em baixa produtividade, pois a produção de leite começa pela boca da vaca. É a alimentação oferecida, juntamente com a genética e o ambiente, que promoverá uma boa produção. Uma nutrição inadequada pode, muitas vezes, não estar especificamente ocasionando baixas produtividades, mas impedindo o animal de expressar todo o seu potencial produtivo.

Outra coisa são as doenças nutricionais, considerando que uma grande parte das doenças enfrentadas por rebanhos leiteiros vêm, não de problemas sanitários, mas de um plano nutricional deficiente. Dentro dessa questão está a relação concentrado x volumoso, em que essa relação inadequada é comum nos rebanhos brasileiros. Em consequência disso, um balanceamento incorreto entre fibra fisicamente efetiva e carboidratos não fibrosos é capaz de gerar um ciclo vicioso de enfermidades ligadas entre si.

A influência da nutrição para a saúde do rebanho leiteiro também está ligada à importância dos minerais para o sistema imune. A falta de energia e proteína são frequentemente responsáveis por níveis sub-ótimos de produção de leite. Porém, mesmo sob abundância forrageira, o gado pode sofrer de subnutrição. Desequilíbrios minerais (deficiências ou excessos) são capazes de levar a doenças de velhice, perda e despigmentação de pêlos, alterações epidérmicas, abortos não infecciosos, diarréia, anemia, perda de apetite, anormalidades ósseas, tetania, baixa fertilidade e apetite depravado, entre outras.

Por causa de todas essas particularidades e priorizando o resultado, não só o financeiro, mas também a satisfação do produtor é que se torna indispensável o trabalho de um bom nutricionista.

 

 

 

Fonte: Mundo Web Animal

Adaptação: Revista Agropecuária

 

   

Conheça o Curso de Formulação de Dietas e Rações para Bovinos

 

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

Manejo correto de gado rende lucratividade ao pecuarista e ajuda o meio ambiente Redução do abate de matrizes ovinas no Rio Grande do Sul tem como meta a retomada e o fortalecimento da ovinocultura gaúcha Algumas dicas de como manejar búfalos      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

 

Digite seu e-mail: 

Bovinos de Leite

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.