Pecuária convencional X Pecuária intensiva

A pecuária convencional, caracterizada em especial pela extensividade produtiva, possui atualmente uma lucratividade ano pastoril média de R$ 150, enquanto a intensiva em torno de R$ 800 por hectare.

Essa diferença lucrativa se explica por alguns motivos que garantem um caráter sustentável à pecuária intensiva. O grande desafio é manter os animais em uma mesma área e encurtar o ciclo de produção, mas o manejo correto dá lucro ao pecuarista e ao meio ambiente

O manejo é o ponto chave desta forma produtiva, pois controlar os piquetes, suas medidas e a oferta de pastagem e suplemento de forma sistémica, garantirá o sucesso.

Outro ponto especial se refere à oferta de alimento ao gado, não bastando ter apenas a pastagem, mas suplemento sempre disponível ao rebanho, o que garante mais proteína e energia/dia e, consequentemente, maior ganho de peso.

Em média, com a suplementação, os animais tem ganho de 400 gramas a mais por dia em relação ao sistema convencional. Mesmo sendo mais oneroso trabalhar desta forma, a relação custo x benefício compensa, pois como os bois engordam mais rápido, permanecem menos tempo na propriedade, garantindo um giro rápido do rebanho.

Associando um capim de alta performance, com suplementação e manejo correto da disponibilidade e qualidade dos alimentos aos animais, a integração da criação de gado com lavoura representa um grande passo à frente.

Fonte: G1

Adaptação: Revista Agropecuária

     

Conheça o Curso de Manejo Intensivo de Pastagens para a Bovinocultura

 

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

Carne de boi tem aumento de preço no final de maio Por que plantar milho pelo sistema de hidroponia? Importantes particularidades do rebanho ovino      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

 

 

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.