A disponibilização de cultivares transgênicas no mercado de sementes do Brasil na safra 2011/12

De acordo com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mais de 170 cultivares transgênicas foram disponibilizadas no mercado de sementes do Brasil para a safra 2011/12. Segundo eles, na safra 2011/12, foram disponibilizadas 489 cultivares de milho (sendo 316 cultivares convencionais e 173 cultivares transgênicas), o que resulta numa redução em relação à safra anterior.

A dinâmica de renovação das cultivares foi mantida, sendo que 72 novas cultivares foram acrescentadas e 81 cultivares deixaram de ser comercializadas. Entretanto, o perfil das cultivares que entraram e saíram do mercado foi bastante diferente quando se compara as convencionais e as transgênicas

Houve um significativo aumento do número de cultivares transgênicas disponíveis no mercado (57 novas foram disponibilizadas no mercado, substituindo 20 cultivares transgênicas que deixaram de ser comercializadas). Por outro lado, entre as cultivares convencionais apenas 15 novas entraram no mercado, enquanto 61 deixaram de ser comercializadas.

De acordo com os pesquisadores, esses dados foram obtidos diretamente das empresas produtoras de sementes de milho, em materiais de divulgação e promoção das empresas do ramo, como boletins e folders das cultivares de milho, distribuídos gratuitamente, e de outras fontes disponíveis, como a ABRASEM, e no Zoneamento Agrícola.

Fonte: CNPMS

Adaptação: Revista Agropecuária

     

Conheça o Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

A importância e influência da Rio+20 para o agronegócio nacional Sêmen sexado é uma nova opção para pecuaristas aumentarem a lucratividade

O uso de ferramentas no gerenciamento da agropecuária      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

 

Agricultura

Agroindústria

Destaques

Fertilização

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.