O uso da tecnologia do carrossel garante vantagens para a produção leiteira

O fazendeiro Murray Shaw, que tem uma propriedade rural no norte de Auckland (Nova Zelândia) e há alguns meses utiliza um carrossel de vacas para trabalhar na produção leiteira, afirma que as próprias vacas neo-zelandesas já estão se habituando a tanta tecnologia.  A questão é que os fazendeiros neo-zelandeses não dispensam inovações tecnológicas na hora de tirar o leite. Segundo ele, após duas ou três vezes no carrossel, as vacas já sabem a hora em que devem entrar e a hora em que devem sair.

Com o carrossel, o fazendeiro consegue manejar diariamente suas 500 vacas Holandesas e isso inclui a ordenha, quatro vezes por dia, a inseminação, no período planejado, e tratamento delas. De acordo com ele, as vacas entram na engenhoca, uma a uma, e quando concluem o trabalho, saem por um corredor com portões automáticos. Em caso de perceber alguma coisa fora do comum com algum animal, Shaw diz que aciona o portão e o animal vai para um curral separado.

Ele sustenta que o uso da invenção é tudo muito organizado, e não há estresse para o gado leiteiro.  Segundo ele ainda, as vacas aprendem sob a técnica do estímulo-resposta, que é provocado por jatos de água.  Para Shaw, as vacas aprendem a hora em que devem sair, pois ao chegar perto do jato d'água, elas saem. O fazendeiro consegue controlar todas as vacas que estão no carrossel, 60 no total, ao mesmo tempo. Diariamente, ele lida com 450 animais. Quando as vacas sobem no carrossel, automaticamente já tem o seu peso medido e recebem um jato de solução desinfetante no úbere.

As balanças introduzidas na engenhoca apontam o peso da vaca e os sensores, dos equipamentos de ordenha, mostram, em um painel digital, quantos litros são retirados por segundos.  Com auxílio do computador, os dados da temperatura, da quantidade de sólidos e de litros do leite são registrados. Em caso de desequilíbrio nesses números, o computador acusa. E se o computador constatar erro à noite, ele diz que é acionado pelo telefone celular e vai correndo ao local. A cada hora, Shaw imprime um papel no seu computador com todas as informações referentes à produção daqueles 60 minutos. No extrato, há a quantidade exata de leite, gordura, proteína, caseína, água e outros componentes.

No Brasil, a Agropecuária Bianco, proprietária da Fazenda Copacabana, localizada no município paulista de São Carlos, é a pioneira na implantação, em nosso país, do sistema rotativo de ordenha por essa tecnologia desenvolvida com tecnologia alemã. O equipamento, também chamado de auto-rotor, foi instalado há um ano nessa propriedade, e vem propiciando resultados bastante satisfatórios, segundo os produtores de leite e sócios Luiz Archimedes Bianco e seu sobrinho Adalberto Bianco, que investiram nessa nova técnica, conscientes de que representaria uma grande mudança no setor de pecuária leiteira.

Essa tecnologia apresenta uma série de vantagens importantes: aumento da produção de leite; obtenção e manutenção de alto nível de qualidade; sistematização das informações  específicas de cada um dos animais como registro histórico (dados individuais), período ideal  para a reprodução, quantidade de leite produzido e identificação de doenças, entre outras.

Considerando que a tecnologia do carrossel é recente no país, acredita-se que seus resultados deverão ser sentidos ao longo prazo.  Isso porque a implantação desse sistema exige investimentos elevados e assessoria especializada, principalmente durante a fase inicial de instalação e operação. Mas, de acordo com Luiz Bianco, vale à pena fazer o esforço, haja vista que os benefícios para o criador, como agilidade, eficiência, competitividade e qualidade, são inegáveis.

 

 

 

Fonte: Revista Globo rural

Adaptação: Revista Agropecuária

     

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Leite (Alimentos e Alimentação)

 

 

 

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Zoneamento agrícola da safra de milho indica os municípios aptos para tal cultura Diferenças entre as raças Gir e Guzerá: qual tem mais facilidade para engorda Suposta quebra de patentes nos EUA resulta em processo      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente

Digite seu e-mail: 

 

Bovinos de Leite

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.