O futuro da agropecuária está na sustentabilidade

A divisão de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um estudo a respeito do futuro da sustentabilidade na agricultura e na produção de alimentos. Trata-se do relatório Food and Agriculture: The future of sustainability.

O estudo foi lançado como uma contribuição estratégica para o relatório mais amplo Desenvolvimento Sustentável no Século 21, que será lançado na conferência Rio+20. O documento é fruto de uma consulta a dezenas de líderes ligados ao setor, inclusive diversos brasileiros. Esses líderes apontaram as tendências e prioridades para que sejam garantidos sistemas agrícolas e produção de alimentos sustentáveis nos próximos 20 anos.

De acordo com o estudo há consenso sobre o tema, mas também existem áreas em que há divergências fundamentais. O relatório Food and Agriculture: The future of sustainability destaca a escassez de recursos naturais, energia e insumos como uma tendência para a produção agropecuária, em oposição a outros aspectos alarmantes que têm recebido pouca atenção, como o desperdício ou perda de 30% a 40% do que é produzido e o fato de o comércio atual de alimentos suprir a necessidade de calorias da população humana, contrastando com desnutrição e obesidade.

O estudo também ressalta a necessidade de integrar o uso da terra e os serviços ambientais para a qualidade de vida local e global. Além disso, ele alerta sobre um conjunto de medidas para a adaptação às mudanças climáticas, concluindo que estamos no caminho errado, pois a prioridade deve ser na qualidade da produção e do produto e na distribuição dos alimentos, ao invés do foco exclusivo na quantidade a ser produzida.

Entre outras tendências, o estudo destaca o risco da concentração da produção e da distribuição da comida, ilustrando que metade do que comemos vem do cultivo de arroz, milho e trigo e que um pequeno grupo de empresas domina o comércio mundial de alimentos. Além disso, a mudança na governança, em que a dinâmica entre governos, o multilateralismo, o setor privado e a sociedade civil é muito diferente de décadas passadas, é também foco do relatório.

 

Fonte: CRMV-MG

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Sistema Barreirão)

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

Manejo correto de gado rende lucratividade ao pecuarista e ajuda o meio ambiente

Irrigação da lavoura: De onde e como usar a água

Criação de ovino e caprino: alternativa para explorar menos terra e garantir a produtividade    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente

Digite seu e-mail:

Agricultura

Ecologia

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.