A Mosca dos estábulos

A "mosca dos estábulos", como são conhecidas as Stamoxyscalcitrans, são pragas que causam grandes prejuízos na pecuária de leite e de corte. As principais razões para a proliferação dessa praga são o acúmulo de fezes de herbívoros e a exposição de matéria vegetal orgânica.

Essas moscas tem causado um prejuízo, há quase 90 dias, na produção de leite do pecuarista Sérgio Argele, do município de Tambaú, a 270 km de São Paulo. A infestação das moscas de estábulos em São Paulo foi constatada em 2010, nos canaviais, devido ao acúmulo da palha da cana.

Segundo o produtor, a praga está prejudicando a produção de leite, porque o gado está emagrecendo, pois tem se alimentado durante a noite. O propietário teve que tomar medidas como vender parte do gado de corte por causa da pouca produtividade leiteira. Argele acrescenta ainda que o ataque dos insetos prejudica também o pasto, pois as constantes sapateadas do gado podem inclusive matar as gramíneas.

Ainda falando sobre as perdas motivadas pela praga, o pecuarista afirma que apenas com medicamentos e viagens em busca de soluções para o problema, ele calcula já ter gastado aproximadamente R$ 5 mil. O pecuarista informa que os prejuízos também alcançaram a prole do rebanho, pois, segundo o veterinário, as vacas demorarão a entrar no cio por conta do estresse sofrido com o ataque dos insetos.

De acordo com Argele, apesar de ele já ter recebido visitas de veterinários e da defesa agropecuária e de ter recebido doações de produtos de empresas para combater a praga, nada surtiu efeito. Segundo ele, nem os produtos utilizados na pulverização no rebanho, está resolvendo o problema.

Segundo Fabiano Antônio Cadioli, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp, a presença dessas moscas, geralmente, é notada em canavial, em mau estado de manejo, em que a palha é deixada para adubar e o excesso da vinhaça é eliminado. De acordo com ele, isso ocorre em virtude das moscas, preferencialmente, botarem ovos em material vegetal em decomposição, sendo visíveis quando estão em crescimento.

Conforme o professor, há estudos que demonstram perdas de até 60% na produção da pecuária leiteira. Além dos impactos diretos, a mosca ainda pode estar vinculada à transmissão de doenças no gado. Uma pesquisa publicada, recentemente, pelo pesquisador descreve a possibilidade da mosca dos estábulos ter contribuído para a dispersão do parasita Trypanosoma vivax onde não tinha sido observado. Por isso, é importante o controle da mosca, a fim de se evitar a contaminação de outras doenças.

O combate à mosca apenas com a pulverização com produtos químicos não resolve o problema. De acordo com Cadioli, retirar os dejetos, principalmente fezes dos animais herbívoros, levá-los para o lugar de compostagem, eliminar restos de alimento e qualquer acúmulo de material orgânico de origem vegetal são a solução para o problema dessa praga.

  Fonte: Globo Rural Online Adaptação: Revista Agropecuária        

Conheça o Curso de Manejo Intensivo de Pastagens para a Bovinocultura

          Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Falta de cálcio no sangue coloca vacas em risco no pós-parto Aditivo melhorador de desempenho é permitido para bovinos em confinamento Permitida a exportação de suínos e bovinos engordados com ractopamina    

 

 

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Áreas

Notícias

Pecuária

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.