Cerca de 90% do abate de ovinos no Brasil é informal

De acordo com o presidente da Arco - Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos- Paulo Schwab, o consumo médio da carne de ovinos no Brasil, anualmente é de 86 mil toneladas, parte deste volume é importada do Uruguai. A média per capta gira em torno de 400 gramas por habitante. Atualmente, o país tem pelo menos 17 milhões de cabeças no rebanho ovino, mas para atender à demanda crescente, precisaria chegar ao mínimo de 50 milhões de cabeças.

A Arco aponta que 92% do abate feito no setor é informal e que os pecuaristas se dizem preocupados com o índice e querem aumentar a legalidade nos abates. O número representa aproximadamente 74 mil toneladas de carne. Conforme a entidade, apenas 6 mil toneladas é submetida à inspeção sanitária anualmente. A falta de inspeção atrapalha a organização da cadeia produtiva. E salienta ainda que o objetivo é oferecer um produto de qualidade aos consumidores, já que a demanda é crescente.

Fonte: Pecuária Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Curso de Manejo Nutricional de Ovinos de Corte (Alimentos e Alimentação)

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária: Linha de crédito para indústrias torrefadoras de café Veja como é feita a produção do cordeiro precoce Iniciada a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa      

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Notícias

Ovinos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.