Quebra na safra americana abre possibilidade para liderança brasileira na produção de soja

O Brasil deve tomar a liderança dos Estados Unidos como o principal produtor mundial de soja.  De acordo com Glauber Silveira, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), a liderança deve ser conquistada, em grande parte, pela quebra de aproximadamente 20% da safra de soja americana. Além disso, a produção no Brasil deve crescer em torno de 14%, passando de 66,3 milhões de toneladas na safra 2011/2012 para 83 milhões de toneladas na que se inicia.

Com o início das chuvas, produtores brasileiros de soja começaram o plantio da safra 2012/2013. Em Mato Grosso, maior estado produtor do cereal, o plantio já começou em alguns municípios, com mais de uma semana de antecipação em relação à safra anterior.

Segundo o meteorologista do Inmet Mozar Salvador, a previsão para os próximos dias é de chuvas mais intensas nas regiões Nordeste e Sudeste. No Centro-Oeste, as precipitações devem ser em menor intensidade. "Mesmo que, no início, seja em menor quantidade, a tendência é aumentar o plantio", avaliou o especialista em relação às chuvas tão aguardadas pelos produtores. No Sul, onde a seca forte do início do ano conserva os efeitos até hoje, a previsão é de chuvas acima da média nos próximos três meses.

Os sojicultores brasileiros tem a possibilidade de conquistar a liderança mundial na produção de soja e devem se beneficiar também da quebra da safra americana na rentabilidade de suas lavouras. Os preços do cereal estão em patamares recordes e, segundo o assessor da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Sávio Pereira, eles se manterão para o próximo ano.

Pereira acrescentou em nota que: "Há uma quebra muito grande nos Estados Unidos e isso beneficia a produção e a expansão da área agrícola no Brasil, os produtores brasileiros terão lucratividade garantida para a safra de 2013".

Fonte: Revista Globo Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Produção do etanol de 2ª geração, pode chegar até a dobrar a produção

Saiba por que o húmus de minhoca é tão importante para as plantas

Entenda por que o Agronegócio é tão importante para o Brasil

 

 

 

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Agricultura

Notícias

Soja

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.