Lançamento da safra 2012/2013 de soja em Sorriso

Lançamento oficial do plantio da safra de soja 2012/2013, em Sorriso (MT), na segunda-feira (24) de setembro teve a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, que de cima de uma plantadeira, plantou as primeiras sementes de uma safra que aponta uma colheita recorde de 82,2 milhões de toneladas para o Brasil. A cerimônia, que ocorreu na Fazenda Agroverde, também contou com a presença do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, de autoridades políticas, representantes de associações e produtores rurais. Durante a solenidade, Mendes também foi homenageado com a Comenda Claudino França e Título de Cidadão Sorrisense.

A cidade de Sorriso é considerada a capital nacional do agronegócio. O município tem 75 mil habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 2,5 bilhões. A produção de soja chega a 2,1 milhões de toneladas por safra. Os produtores locais também investem em milho, feijão, arroz e algodão, além da criação de bovinos, suínos e aves.

"Daremos início a uma grande safra que orgulhará a todos os brasileiros e vai ajudar a acabar com essa tragédia que é a fome. Reafirmo ainda a disposição do Ministério da Agricultura para terminar com gargalos que vem de anos, assunto que já discuti com a presidenta Dilma Rousseff. Também tratei com ela sobre o Plano Nacional de Abastecimento e sobre as melhorias que queremos fazer aqui", declarou Mendes.

Pela primeira vez, o Brasil poderá ultrapassar os Estados Unidos na produção do grão, estimada em 71,6 milhões de toneladas nos EUA. A produção brasileira deverá ser 24% superior à da última safra. A área plantada no país é estimada em 27,2 milhões de hectares, com previsão de crescimento de 9%. Mendes destacou os avanços que o Brasil vem conseguindo nos últimos anos e do orgulho dos índices que a região vem atingindo na produção de grãos. Ele também ressaltou o trabalho feito pelo Governo para acabar com os gargalos que prejudicam o crescimento do agronegócio brasileiro.

Fonte: Rural Centro

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagens

 

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Produção do etanol de 2ª geração, pode chegar até a dobrar a produção Saiba por que o húmus de minhoca é tão importante para as plantas Entenda por que o Agronegócio é tão importante para o Brasil

 

Agricultura

Notícias

Soja

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.