Governo anuncia medidas para subsidiar escoamento de milho

O Governo anunciou na quarta-feira (3/09) medidas para subsidiar escoamento de milho. Ao fazer o anúncio, o secretário de Política Agrícola, Caio Rocha, disse apenas que o governo lançará contratos de opção de venda (pelo produtor) a preço de mercado, e subsidiará a compra desse milho pelos criadores de aves e suínos.

Para Elton Weber, presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do RS (Fetag), a nova medida será complementar à venda de milho subsidiado no sistema a balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que atende suinocultores e criadores prejudicados pela seca, e atenderá mais produtores em dificuldades com as altas cotações do grão.

Na avaliação de Weber os maiores beneficiados, deverá ser os criadores de frangos e também de gado de leite, inclusive no sistema de integração.  Weber disse ainda que o sistema permitirá que o integrado autorize a agroindústria a comprar o milho subsidiado em seu nome, o que fará com que o benefício chegue também ao sistema de integração. "Até porque muitos dos integrados são da agricultura familiar", justifica o presidente.

O presidente da Associação de Criadores de Suínos do RS (Acsurs), Valdecir Folador, acredita que a medida deva beneficiar de forma mais ampla as empresas e as cooperativas, que têm condições de efetuar compras do governo em volumes maiores. Folador avalia ainda que não está claro como será a operacionalização para o acesso a esse milho, mas que o pequeno criador ainda dependerá do milho a balcão da Conab.

A medida é bem-vinda, mas a necessidade de pagamento à vista é mais um obstáculo a ser enfrentado, já que o criador está descapitalizado, analisa Nestor Freiberger, presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav). Freiberger alerta ainda: "Quando o leilão for feito, vamos saber, por exemplo, se a medida não vai pressionar as cotações".

Fonte: Pork Word

Adaptação: Revista  Agropecuária

 

 

 

 

Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

 

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Produção do etanol de 2ª geração, pode chegar até a dobrar a produção Saiba por que o húmus de minhoca é tão importante para as plantas Entenda por que o Agronegócio é tão importante para o Brasil          

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Agricultura

Milho

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.