A empresa norte-americana Coca-Cola planeja expansão de contratos agrícolas

De acordo com informações dadas por Michael Ferrari, diretor de gerenciamento de risco de commodities agrícolas globais, na terça-feira (16/10) nos bastidores de uma conferência sobre agricultura em Cingapura, a Coca-Cola planeja uma grande expansão de seu portfólio de contratos agrícolas para incluir commodities como café, chá e frutas.

Além disso, em uma tentativa de cortar custos, a gigante empresa norte-americana está usando mais adoçantes à base de milho em seus produtos.  "Na maior parte dos produtos da empresa, há uma clara mudança de direção para o uso de xarope de milho, que é mais barato do que o açúcar", disse o executivo.

O conceito de contrato agrícola também está ganhando terreno entre os fabricantes de alimentos e bebidas em todo o mundo, à medida que tentam manter um controle de qualidade rigoroso, expandir seus negócios pelo mundo e se proteger contra a volatilidade dos preços dos alimentos.

As empresas nos contratos agrícolas fornecem insumos aos produtores e compram de volta a colheita a um preço predeterminado, desde que tenham sido respeitadas normas de qualidade durante a produção. "Nós adquirimos cana-de-açúcar com agricultores contratados e a esmagamos com usinas específicas para garantir a qualidade", relatou Ferrari. No entanto, ele não forneceu números sobre o volume de milho e cana-de-açúcar adquiridos por meio de contratos agrícolas.

Segundo Ferrari, os contratos agrícolas para cana-de-açúcar estão sendo feitos principalmente na Índia, Austrália, Tailândia, África do Sul, no Brasil e Egito. Os contratos, para o milho, ocorrem principalmente nos EUA, no Canadá, México e Brasil. O executivo adiantou também que a empresa planeja expandir suas atividades com contratos agrícolas na África para aproveitar a disponibilidade de grandes extensões de terra cultivável no continente.

De acordo com Ferrari, a Coca-Cola está expandindo a produção de produtos à base de chá e café e pretende replicar os modelos de contrato agrícola do milho e da cana-de-açúcar também nesses produtos. Esses contratos poderão ser aplicados na produção de mangas, maçãs e frutos silvestres destinados às bebidas fabricadas pela empresa.

 

 

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

 

 

    Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Produção do etanol de 2ª geração, pode chegar até a dobrar a produção Saiba por que o húmus de minhoca é tão importante para as plantas Entenda por que o Agronegócio é tão importante para o Brasil          

 

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.