Campanha de vacinação contra aftosa no Amapá sofre mudança devido ao clima

No Amapá, diferentemente de outras regiões do Brasil, a partir desde ano a imunização contra a febre aftosa só vai acontecer uma vez ao ano. O Ministério da Agricultura abriu uma exceção levando em conta as condições ambientais e de manejo do rebanho no estado.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa começou segunda-feira (15) no Amapá. As condições climáticas causaram mudança no calendário de imunização do rebanho no estado. O pasto alagado por causa das fortes chuvas do primeiro semestre sempre atrapalhou a vacinação contra a febre aftosa.

O criador Leandro Távora, que administra as fazendas do pai, diz que com a vacinação neste período será mais fácil imunizar o rebanho. Na época chuvosa é impossível fazer o trabalho.

A cobertura total do rebanho é um dos requisitos exigidos pelo Ministério da Agricultura para tirar o Amapá da classificação de alto risco para meio risco de aftosa. O estado possui no total 300 mil animais entre bovinos e bubalinos, distribuídos em 2.195 propriedades.

Dárcio Nunes, coordenador de defesa agropecuária do Amapá, esclarece que "o estado do Amapá para ser reclassificado pelo Ministério da Agricultura como área de alto risco para área de médio risco precisa cumprir algumas metas que dizem respeito ao programa especifico da aftosa. Uma delas é aumentar o índice de cobertura vacinal, promover a rastreabilidade do rebanho, promover a atualização da base cadastral".

Os criadores acreditam que se o Amapá conseguir mudar de status sanitário será possível exportar carne para países vizinhos como a Venezuela, o Suriname e a Guiana Francesa.

Fonte: G1

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

 

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Bovinos

 

 

 

 

 

 

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Produção do etanol de 2ª geração, pode chegar até a dobrar a produção Saiba por que o húmus de minhoca é tão importante para as plantas Entenda por que o Agronegócio é tão importante para o Brasil            

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.