Conferência tratará sobre Política Nacional do Leite

Entre os dias 6 e 8 de novembro, será realizada a 1ª Conferência Nacional do Leite em Brasília. A conferência reunirá 150 participantes que terão como missão apresentar um relatório que servirá como base para a elaboração da Política Nacional do Leite. Para discutir os desafios de cada segmento da cadeia produtiva e desenvolver o texto, representantes de cooperativas, indústria, comércio, governo, entidades de pesquisa e extensão e pecuaristas se dividirão em grupos temáticos.

Na programação do primeiro dia (06) aconteceu a formação dos grupos temáticos onde os participantes debateram as necessidades do setor simultaneamente na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e na Embrapa.

No segundo dia (07), foi realizada uma plenária na Embrapa para definir o texto final da conferência, de acordo com o que foi abordado no dia anterior.

No dia (08), ocorre na Câmara a votação do texto final e entrega para os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

De acordo com o deputado federal Alceu Moreira, responsável pela redação da política nacional para o setor e um dos organizadores do evento, "a cadeia produtiva do leite precisa assegurar ao produtor o direito à sustentabilidade. O produtor não pode pairar sobre um gráfico vulnerável onde um dia produzir é bom e no outro não".

O documento elaborado durante a Conferência será submetido à Casa Civil para que sejam definidas metas do setor. "A elaboração da Política Nacional do Leite depende do governo, a quem compete aplicar as medidas ali estabelecidas", diz Moreira.

Ainda de acordo com o deputado, durante a conferência deve sair à formação do Conselho Nacional do Leite. Este conselho será instituído pelo setor privado, com sede em Brasília, que deverá cobrar do governo todas as condições necessárias para a produção de um leite de qualidade.

No último ano a produção nacional de leite ultrapassou a marca dos 32 bilhões de litros. A cadeia produtiva do leite envolve 1,3 milhão de produtores e movimenta R$ 50 bilhões por ano.

Fonte: Milk World

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Atividade Leiteira

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Produção do etanol de 2ª geração, pode chegar até a dobrar a produção Saiba por que o húmus de minhoca é tão importante para as plantas Entenda por que o Agronegócio é tão importante para o Brasil

 

Bovinos de Leite

Notícias

Políticas Rurais

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.