Gestação de ovinos

A alta mortalidade de cordeiros no rebanho uma dos maiores problemas enfrentados por criadores de ovinos, especialmente quando recém nascidos, de acordo com a médica veterinária Ana Cristinha Bezerra. "Para diminuir a mortalidade dos cordeiros e garantir um rebanho saudável, os cuidados devem começar durante a gestação", afirma à veterinária.

Ela aconselha fazer o monitoramento do rebanho, para evitar as perdas, que podem chegar até a 100% sem o manejo adequado. Segundo Bezerra, alguns cuidados simples no manejo da criação podem reduzir as perdas no rebanho para menos de 10% em cada mil cabeças. Mas para isso, o animal deve nascer com peso adequado (entre 4 e 5kg), e a manutenção sanitária deve ser permanente.

A eficiência do método vai depender apenas da dedicação do produtor. Fazer a vermifugação regular das matrizes, por exemplo, garante que elas tenham uma gestação saudável, e contribui para a boa formação do feto. Cuidados com a alimentação e com o pastejo também ajudam no ganho de peso e na formação do colostro, leite grosso e amarelado, rico em anticorpos, fundamental na alimentação do cordeiro nos primeiros dias de vida.

A veterinária afirma que "algumas doenças chegam de repente e podem matar mais de 50% do rebanho", sendo assim é importante vacinar os recém-nascidos. Uma das doenças é a pasteurelose, um tipo de pneumonia comum em climas quentes com quedas bruscas de temperatura, e que pode ocasionar a perda de muitas cabeças caso a vacinação não esteja em dia.

Sendo  fundamental fazer a cura do umbigo do cordeiro logo após a primeira mamada, para garantir que ele esteja livre de doenças infecciosas, como por exemplo, o tétano. A veterinária explica que é importante cortar o umbigo e higienizar o interior oco, evitando assim, que microorganismos entrem no corpo do ovino. "Todos estes cuidados ajudam a manter um rebanho saudável e sem perdas prejudiciais, além de garantir a qualidade da carne", finaliza Bezerra.

Fonte: Rural Centro

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Ovinos

 

 

  Veja outras  publicações na Revista Agropecuária Novos meios de combater a ferrugem em palma Emater-MG incentiva cultivo de morango na Zona da Mata Preço do café começa a cair

 

 

Notícias

Ovinos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.