Milho é um cereal versátil que pode ser utilizado em mais de 150 produtos

O consumo de milho no Brasil é aquém, em comparação a outros países onde as condições socioeconômicas são similares.

O espaço para o crescimento do consumo de milho é enorme, considerando-se a média de consumo per capita no Brasil, em torno dos 18 quilos/habitante/ano.  No México, por exemplo, o consumo per capita é de 63quilos/habitante/ano.

O consumo de flocos de milho, contidos nos chamados cereais matinais, chega aos 5,8 quilos per capita nos Estados Unidos, enquanto o índice brasileiro não ultrapassa os 100 gramas por habitante.

O milho e seus derivados são utilizados em mais de 150 produtos de diferentes setores.  Ele é um cereal muito versátil. Do fubá ao papel, do cereal matinal ao remédio. É empregado pelas indústrias têxtil, de processamento de papéis e papelões, medicamentos, cosméticos, couro, resinas e diversos outros.

O destaque maior é na indústria de alimentação. Principal insumo da avicultura e suinocultura, também é usado na criação de bovinos e peixes. Sua mais nobre utilização, porém, é na alimentação humana. Milho verde, snacks, pamonha, creme de milho, canjica, pipoca, canjiquinha, pães, bolos, biscoitos e cuscuz são algumas das delícias derivadas do milho, que ainda é importante componente na fabricação de cerveja.

Para Nelson Kowalski, presidente da Abimilho, o milho é um produto competitivo em termos de custo, rico em termos nutricionais e que tanto agrada o paladar dos brasileiros.

Fonte: Rural Centro

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Como melhorar o Manejo reprodutivo de ovinos Condição atual da doença da vaca louca no Brasil deverá garantir novos mercados Controle Biológico e prático de insetos do maracujazeiro  

 

 

Agricultura

Milho

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.