Setor de ovinocultura se encontra em plena expansão

O ano de 2013 surge como sendo um ano promissor para o setor de ovinocaprinocultura do Mato Grosso. Em 2012 alguns setores da agropecuária mato-grossense mostraram organização, recuperação e capacidade de investimento  possibilitando boas expectativas futuras.

Segundo os especialistas a ovinocaprinocultura, tem se tornado a cada dia uma atividade rentável e por isso tem atraído mais adeptos.  De acordo com os dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado Mato Grosso (Indea-MT) o rebanho de ovinos e caprinos no Estado é de 1,4 milhão de cabeças, com uma taxa de crescimento de 27% ao ano, respondendo por cerca de 11% do rebanho nacional, que é de 17 milhões de animais.

A criação do Grupo Gestor da Ovinocaprinocultura, cujo compromisso é fortalecer de modo capacitado todas as estruturas do setor é uma das ações realizadas para o desenvolvimento da cadeia.

De acordo com Enier Martins, criador há nove anos na região da Baixada Cuiabana, as perspectivas para os próximos anos são as melhores possíveis, o avanço foi consequência do profissionalismo.

Os produtores buscaram incorporar cada vez mais qualidade ao plantel. Enier Martins é proprietário da fazenda MS, que tem 100 hectares, onde ele tem cerca de 350 animais. Segundo ele, as vantagens da criação de ovinos é que ela não exige grandes pastagens, o que chamou sua atenção, já que ele também trabalha com outras atividades produtivas. "Na época alguns amigos que já estavam investindo neste segmento me sugeriram a criação de ovinos, o que me fez realizar uma pesquisa e já comprar uma pequena quantidade de animais".

Fonte: Gazeta Digital

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Ovinos

 

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: A adoção de medidas em conjunto é fundamental para melhorar as condições das pastagens O manejo alimentar tem forte influência na rentabilidade da criação de bovinos de corte Administração de fazendas de bovinocultura de corte      

 

Notícias

Ovinos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.