Mesmo encontrando dificuldades, exportação de soja deve crescer em abril

sojaDe acordo com especialistas a exportação da soja brasileira deve crescer em abril, se comparada ao mês passado e ao mesmo período de 2012, apesar da logística deficitária e dos problemas com a nova lei dos caminhoneiros, devido à chegada de maiores volumes aos portos em meio à grande demanda internacional pelo produto.

As exportações do produto em março/2013 tiveram a maior taxa de aumento desde junho/2012, porém poderiam ter sido maiores se não houvesse dificuldades de escoar os produtos como, estradas congestionadas e o tempo chuvoso, que interrompe as operações portuárias. Outros fatores que dificultam o escoamento do produto é a nova lei que regulamenta a profissão dos caminhoneiros, destaca que os profissionais precisam de maior tempo de descanso, reduz a oferta de veículos que transportam a soja, a seca também foi motivo de queda da safra passada.

A exportação do milho também atravanca espaços de exportações da soja nas operações de embarque, outro fator que limitou as exportações. Em março o Brasil exportou 1,6 milhão de toneladas de milho, ante 3,5 milhões de toneladas de soja. Porém, depois do embarque dos volumosos da safra do milho, as exportações de soja devem crescer.

Aproximadamente três quartos da safra brasileira de soja, estimada em um recorde acima de 80 milhões de toneladas, já foram colhidos.

Fonte: Agrolink

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

produção de milho

 

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Agricultura e irrigação - A importância do conhecimento de projetos de sistemas de irrigação para a implantação correta da irrigação Exame clínico em bovinos Feicorte NFT 2013      

Agricultura

Notícias

Soja

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.