Avaliação fenotípica de bovinos de corte (zebu) para compra e seleção

bovino zebuA avaliação fenotípica é um método muito difundido no Brasil, apresentando avanços expressivos na identificação de reprodutores e matrizes melhoradas para produção de carne. Contudo animais que apresentam peso ou porte iguais, podem ter qualidades comerciais totalmente diferentes, o que torna a avaliação visual um processo indispensável no processo de seleção.

O gado zebu é um bovino da subespécie Bos taurus indicus, a sua característica marcante é a corcova, também chamada giba ou cupim. A raça demonstrou adaptabilidade no Brasil sendo utilizado em cruzamentos com os rebanhos de gado crioulo, com a raça o país ganhou melhoramentos consideráveis na pecuária de corte. Entretanto, apesar da rusticidade, foi constatado que o gado zebu era inferior às raças européias quanto à precocidade e rendimento de carne, assim começou-se a fazer o melhoramento genético dos animais.

O mais comum entre a raça é o nelore que se adaptou muito bem em todas as regiões brasileiras. O nelore tem uma bom amoldamento, cabeça pequena e leve, ossatura fina e leve, e alcança bom desenvolvimento e tem especial habilidade para o aproveitamento das forragens, mesmo grosseiras. É um gado muito vivo, ligeiro e manso, desde que convenientemente cuidado.

O gado de qualidade pode ser identificado pela metodologia de avaliação fenotípica EPMURAS, preconizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Pela avaliação da EPMURAS são identificadas sete características essenciais, (E) Estrutura corporal; (P) Precocidade; (M) Musculatura (U) Umbigo; (R) Caracterização racial; (A) Aprumos; (S) Sexualidade.

A avaliação fenotípica dos animais faz-se de suma importância no mercado produtor. O CPT Cursos Presencias oferece curso da área.

 Confira mais informações>>

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Avaliação fenotípica de bovinos de corte (zebu) para compra e seleção

Avaliação fenotipica de bovinos de corte (zebu)

   

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.