As vantagens da compra da merenda escolar diretamente com os produtores familiares

agricultores familiaresA agricultura familiar muito pode contribuir para a merenda escolar, visto que, muitos municípios têm a produção rural diversificada e muitos dessas culturas se perdem nas propriedades por não ter um meio de escoação.

Adotando-se esse sistema muitas são as vantagens para o município. As produções que muitas vezes eram perdidas por falta de comprador, terão um destino certo, e a economia da cidade sempre irá girar positivamente. Além, dos alunos se beneficiarem com os alimentos produzidos pela própria comunidade.

Uma barreira encontrada pelos pequenos produtores é a suspeita que as grandes indústrias trabalhem de forma a desvalorizar os produtos regionais. Porém, esse fato cai por terra se levarmos em consideração que são os filhos do agricultores que também freqüentam as escolas, e eles não iriam vender alimentos de má qualidade prejudicando a merenda do filho.

Assim, do ponto de vista da economia, a vantagem é que o dinheiro da merenda fica no próprio município. Há outras vantagens como à logística de distribuição é muito mais simples e os alunos poderão alimentar-se de produtos que já fazem parte da sua dieta.

Fonte: Revista Globo Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município

Desenvolvimento e produção Sustentável agricultura famíliar em seu municipio

 

 

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Cotação do boi gordo tem queda em relação ao aumento salarial

Aumento da chuva retém boiada nos pastos

Doenças ocorridas no cultivares de soja

 

Artigos

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.