Valor bruto da produção tem projeção de aumento em 2013

Valor bruto da produção tem projeção de aumento em 2013Com uma alta de 9,8% em relação a 2012, o valor bruto da produção (VBP) das principais lavouras do Brasil deve atingir R$270,36 bilhões em 2013. Os resultados são baseados em pesquisas de levantamentos de preços com a safra de março, realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além dos preços pagos aos produtores.

Os valores podem ser afetados, tendo em vista que, o VBP mede a evolução do desempenho das lavouras ao longo do ano, levando em consideração os preços e quantidades previstas de produção. O levantamento dos preços é feito mensalmente pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa).

Segundo estimativas da AGE, alguns produtos sofrerão aumento, como as culturas de arroz, com alta de 7,5%; banana, 6,5%; batata-inglesa, 28,5%; cana-de-açúcar, 9,5%; feijão, 17%; fumo, 14,4%; laranja, 24,4%; mandioca, 1,3%; milho, 12,8%; soja, 21,8%; tomate, 42,7%, e trigo, 8,6%.Outras culturas como o feijão, milho e soja poderiam ter aumento maior se não fosse pelas condições climáticas.

As culturas diversificadas de cada região deverão trazer estabilidade da produção e economia. O VBP na região Sul deve crescer 27,2%, no Nordeste a projeção é de 16%, no Sudeste (13%), no Centro Oeste (4%) e no Norte (1,7%).

Fonte: Agrolink

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

produção de milho

     

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Cotação do boi gordo tem queda em relação ao aumento salarial

Aumento da chuva retém boiada nos pastos

Doenças ocorridas no cultivares de soja  

 

Agricultura

Feijão

Milho

Notícias

Soja

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.