Uma contradição encontrada no Brasil em relação à produção do milho é que, o país exporta grande quantidade do cereal, enquanto para transportar para o nordeste encontra-se dificuldade e a região vê grande parte do rebanho morrer por falta de comida.
O caos logístico da situação é a falta de transporte para levar o milho do centro-oeste para o nordeste. Ultimamente, apesar de todo o congestionamento é mais fácil transporta o cereal até o porto para ser exportado do que transportar até o nordeste.
A dificuldade encontrada é em relação aos altos preços dos fretes. Com a estrada em péssimas condições, muitos caminhoneiros se recusam a fazer o serviço e quando aceitam o preço do transporte dobra de valor. Outra queixa no transporte é o fato de que quando ele é feito para os portos o caminhão vai carregado de cereal e volta com fertilizantes. Já para a região nordeste o tempo de viagem é longo e o caminhão volta vazio. A nova lei dos caminhoneiros que reduz a carga horária de trabalho, diminuindo o número de veículos disponíveis também, é outro agravante.
Para tentar sanar o problema o Ministério da Agricultura esta fazendo leilões e adquirindo produtos, e no contrato a empresa vendedora deve transportar o produto até as localidades.
Fonte: Agricultura
Adaptação: Revista Veterinária
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