Cães Pastoreios: Amigo do Homem no Campo

cão pastorOs cães pastoreios tem ganhado cada vez mais mercado como amigo do homem no campo. Na cidade de Uberaba no triângulo mineiro em uma escola para cães pastores eles aprendem a obedecer às ordens ouvindo o barulho do apito que determina a velocidade em que as ovelhas devem ser tocadas.

Os cães recebidos no centro são filhotes, o adestramento é feito de forma progressiva. O animal é colocado primeiro em um rebanho manso, em um espaço pequeno e quando há evolução a área é ampliada. Aos poucos começam a responder aos comandos, os quais podem ser por apitos ou palavras. A arma utilizada pelo cachorro, no entanto, é apenas o olhar fixo e forte.

O tempo de adestramento varia em média de seis meses a um ano e meio dependendo de cada animal e quando adestrados chegam a valer em média R$ 7 mil.

A principal utilização do cão pastoreio é na pecuária, um único cão consegue conter uma boiada com 100 cabeças de gado. O uso do cão diminui os custos com empregados, reduzindo a mão de obra e o animal não machuca o rebanho.

Fonte: G1

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Iniciação para Treinamento de Cães Pastoreios

Iniciacao para treinamento de caes pastoreios

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Cachaça, produto brasileiro com reconhecimento internacional A raça Gir Leiteiro: excelente opção para o setor pecuário Coccidiose: Doença Aviária

Curiosidades

Diversos

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.