A sustentabilidade é possível

A sustentabilidade é possível

O planeta pede socorro e é de responsabilidade de todos nós contribuir para a melhoria da qualidade ambiental do mundo, e consequentemente a melhoria na qualidade de vida dos seres humanos, sejam eles racionais ou irracionais.

Os médicos veterinários e zootecnista tem um importante papel nessa missão, tendo em vista que a participação da produção animal na qualidade de vida é significativa, não somente em função da produção da proteína nobre, mas também na participação da economia por meio da geração de empregos e renda, o que propicia um avanço nas políticas públicas.

É necessário entender que o conjunto de ações humanas que visem suprir as necessidades atuais do homem, mas que não comprometa o futuro das gerações, usando os recursos naturais de forma inteligente, se forma a sustentável. Se a produção pecuária for vista como um todo, ou seja, integração homem, animal e meio ambiente, onde um complementa as ações dos outros sem causar danos ao ambiente, o trabalho será feito de forma sustentável.

A adoção de ações de sustentabilidade garante, a médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida. A produção sustentável garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção da fauna, florestas, matas, rios, lagos e oceanos.

O médico veterinário e o zootecnista podem contribuir de forma consciente na busca do equilíbrio entre o social, o ambiente e o econômico, objetivando promover mudanças, principalmente na mentalidade do empresário rural.

Fonte: CFMV

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

recuperação de áreas degradas

 

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Cotação do boi gordo tem queda em relação ao aumento salarial

Aumento da chuva retém boiada nos pastos

Doenças ocorridas no cultivares de soja

Agricultura

Ecologia

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.