Como implementar boas práticas de fabricação em indústrias de ração animal?

Alimentos e AlimentaçãoA crescente demanda por rações e suplementos que visam à alimentação de animais de produção, trabalho e companhia tem estimulado a ampliação e modernização de fábricas de rações existentes, além da construção de novas fábricas em todo o país.

Porém, para participar deste mercado além de aperfeiçoar seus processos e oferecer produtos de qualidade as indústrias precisam garantir a inocuidade dos seus produtos. Assim, é essencial que essas indústrias trabalhem de acordo com as exigências do mercado.

O órgão responsável pela regulação da atividade é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que exige através da legislação vigente a implantação de boas práticas de fabricação nos estabelecimentos que produzem alimentos destinados à alimentação animal.

A necessidade de produção de alimentos saudáveis, a crescente preocupação com a segurança alimentar, a exigência do consumidor e do mercado internacional levaram a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), órgão regulatório da agricultura da Organização das Nações Unidas (ONU) a discutir o CodexAlimentarius que é o conjunto de normas e procedimentos necessários que visam garantir a inocuidade da alimentação animal e tem como finalidade proteger a saúde dos consumidores e assegurar práticas equitativas no comércio regional e internacional de alimentos.

A Instrução Normativa número 4, de fevereiro de 2007 estabelece as normas sobre as condições higiênico-sanitárias e de boas práticas de fabricação para abastecimentos fabricantes de produtos destinados à alimentação animal. Fazem parte das boas práticas de fabricação procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos ingredientes e matérias-primas até a distribuição do produto final, com o objetivo de garantir a qualidade, conformidade e segurança dos produtos destinados à alimentação animal.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Boas Práticas de Fabricação de Ração - BPF implementação e gestão

BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO DE RAÇÃO

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.