Sucessão rural é debatida na Feicorte Ji-Paraná 2013

plantas toxicas causam prejuizo aos bovinosDistribuídas em uma área de 8,4 milhões de hectares,das 87 mil propriedades rurais de Rondônia, 72,6% produzem gado de corte com um rebanho aproximado de 12,2 milhões de cabeças. A pecuária de corte na região está em crescente evolução e dar sequencia a este crescimento depende da profissionalização da gestão da pecuária que, entre outros pontos, passa pela sucessão.

De acordo com o Censo Agropecuário de 2006 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), no Estado 4,4 mil propriedades foram herdadas, vale destacar que essa sucessão ainda é cercada por tabus, como a morte do patriarca, o lado emocional do negócio ou a confusão de que só é feita junto à herança.

Tendo como base nestes importantes dados o Feicorte Ji-Paraná 2013 debaterá o assunto, pelo consultor Francisco Villa (formado em economia e administração na Alemanha e Estados Unidos respectivamente) que ministrará a palestra "Sucessão familiar - estratégia para a sustentabilidade do negócio agropecuário".

Segundo Villa, a sucessão deve ser discutida ao menos uma vez anualmente dentro da própria fazenda e o processo deve ser preparado uma década antes de o atual gestor pensar em sua retirada. É recomendável, de acordo com Villa, que os produtores rurais brasileiros usem a experiência de países que já passaram pela fase de transição da pecuária semitecnificada para a profissionalização completa da propriedade.

No processo de busca do sucesso no comando da propriedade é necessário juntar a experiências dos antigos proprietários com as tecnologias e conhecimentos adquiridos por aquelas pessoas mais novas, garantindo dessa forma, o reconhecimento e crescimento do agronegócio.

Maiores informações sobre o evento poderão ser esclarecidas através do endereço eletrônico: http://agrocentro.com.br/circuitofeicorte/.

 

Como aumentar a rentabilidade na produção de bovinos de corte?

Qual a importância da alimentação para bovinos de corte?

Produção de gado de corte: Lucratividade certa! Confira.

Fonte: Rural Centro

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)

manejo nutricional gado de corte2

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.