Vacinação contra a febre aftosa na Bahia

Febre aftosaA febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. É uma doença altamente contagiosa

Os primeiros sintomas apresentados pelo animal doente são febre alta e perda do apetite, seguidos de aftas na boca, na gengiva ou na língua, e principalmente por feridas nos cascos ou nos úberes. O animal baba muito e dessa forma contamina todo o ambiente e tem grande dificuldade para se alimentar e para se locomover, em razão das feridas nos cascos. A produção de leite, o crescimento e a engorda também são prejudicados.

O tratamento da febre aftosa é feito com a desinfecção do local, fervura ou pasteurização do leite destinado ao consumo humano ou de outros animais, tratamento com medicação nas feridas dos animais e com tônicos cardíacos em animais com muita fraqueza.

A vacinação do rebanho é muito importante para imunizar os animais. A segunda etapa da campanha na Bahia de 2013 foi prorrogada por mais 15 dias, os pecuaristas vão poder vacinar o rebanho até o dia 15 de dezembro. A medida foi adotada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, devido ao início tardio das chuvas. O prazo limite de declaração é até o dia 31 de dezembro.

 

Quais as principais emergências relacionadas aos bovinos?

Como realizar avaliação da saúde dos animais?

Shop Veterinário: melhores equipamentos para bovinos! Confira

 

Fonte: Pecuária Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Bovinos

Primeiros Socorros em Bovinos2

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.