Intoxicação de ovinos por cobre

cobreA intoxicação por cobre, micro elemento essencial aos mamíferos pode acontecer em qualquer espécie animal quando ingerido em grandes quantidades, num período curto ou prolongado. A habilidade de acumular o cobre nos tecidos varia de acordo com as espécies e com as raças, porém os animais ruminantes são mais susceptíveis á intoxicação, principalmente os ovinos.

Podem ocorrer dois tipos de intoxicação a aguda e a crônica. A intoxicação aguda é pouco frequente e pode ser decorrente da ingestão oral ou da administração parenteral de cobre. Já a intoxicação crônica caracterizada por três fases diferentes: pré-hemolítica, hemolítica e pós-hemolítica, sendo a intoxicação crônica mais frequente entre os animais que na maioria das vezes são acometidos por manejo intensivo em que recebem dietas ricas em concentrados energéticos.O resultado, tanto da forma crônica, como da aguda será a hemólise intravascular.

O diagnóstico é realizado por meio do histórico, exame clínico e laboratorial e achados de necropsia. Os sinais clínicos da intoxicação são a icterícia, hemoglobinúria, necrose hepática e também pode ocasionar a morte em casos mais graves, em que o ovino não é tratado a tempo.

Em casos positivos de intoxicação a terapia pode ser eficiente se for iniciada precocemente no decorrer do primeiro ao segundo dia após o início da hemoglobinúria, e deve ser utilizado antídoto específico à base de tetratiomolibdato (TTM).

Porém para se evitar qualquer tipo de intoxicação o controle dos rebanhos ovinos deve ser feito com rígidas medidas dietéticas, e também deve ser evitado o uso de rações concentradas em concomitância com sais minerais que contenham altos teores de cobre.

 

Como tomar decisões em situações de emergência? Clique aqui

Como aumentar sua produtividade do rebanho ovino? Clique aqui

Saiba preparar dietas balanceadas para o rebanho ovino. Clique aqui

 

 

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Ovinos

primeiros socorros em Ovinos

Destaques

Notícias

Ovinos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.