Clostridioses

gado de leite - novoA clostridiose bovina é caracterizada por uma intoxicação causada por bactérias do gênero Clostridium. As bactérias são anaeróbias, ou seja, se multiplicam na ausência do ar; podendo desenvolver formas resistentes, e os esporos são capazes de permanecer nas áreas contaminadas durante muitos anos.

As bactérias são geralmente encontradas no solo e no tubo digestivo dos animais, mesmo aqueles animais sadios. Elas produzem substâncias tóxicas que são responsáveis pelos sintomas e lesões que acarretam nos animais doentes, podendo inclusive provocar a morte.

As lesões ocorridas pela contaminação com a bactéria podem ser classificadas em gangrenas gasosas ou carbúnculo sintomático e edema maligno; enterotoxemias ou a doença do rim polposo; enterotoxemia hemorrágica; enterotoxemia dos bovinos adultos; hepatite necrótica infecciosa; hemoglobinúria Bacilar; e ainda doenças neurotrópicas como o tétano e o botulismo.

Essas são as formas mais comuns da clostridiose e os sintomas mais comuns são a paralisia dos músculos da locomoção, mastigação e deglutição, paralisia respiratória. Observado qualquer sintoma o profissional responsável deve ser consultado.

 

Quais os métodos que facilitam a observação dos sinais clínicos?

Quais as principais técnicas para a realização do exame clínico?

Como realizar a contenção de bovinos para exame clínico?

 

Fonte: Qualidade do Leite

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Exame Clínico Avançado em Bovinos

exame clinico em bovinos2

Bovinos

Destaques

Notícias

Pecuária

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.