Como prevenir a mastite em rebanhos leiteiros?

A mastite é uma das principais moléstias que acomete o rebanho leiteiro, podendo causar enormes prejuízos no descarte do leite, medicamentos e pode ocasionar até mesmo a morte dos animais infectados.

A doença é contagiosa de fácil transmissão entre os animais, podendo ocorrer em uma ou mais tetas em período de lactação ou seca. A mastite pode ser apresentar de forma clínica com sintomas como secreção do leite com grumos; pus ou um aspecto aquoso; tetas e úbere avermelhados, duros, inchados, doloridos e quentes. Outros sintomas característicos são febre, falta de apetite e morte quando há o agravamento da doença. Na forma subclínica, os sintomas não são presentes e somente testes especiais podem detectar a doença.

No diagnóstico é recomendável a verificação dos sintomas clínicos diariamente, que pode ser feito pelo teste da caneca telada ou de fundo preto, onde são depositados os primeiros jatos de leite de cada teta e observando a presença ou não de grumos, pus ou se o leite está aquoso. Também é necessário verificar a presença de ferimentos e inflamação nas tetas e úbere.

Após o diagnóstico da doença, as vacas devem ser separadas das sadias para tratamento feito a base de antibióticos indicados pelo médico veterinário após análise da doença. A ordenha deve ser iniciada nas tetas sadias e terminada nas tetas doentes, o leite contaminado não deve ser misturado ao leite das vacas sadias.

Para evitar o aparecimento da doença cuidados com a limpeza do ambiente devem ser tomados como, a retirada do esterco do curral e da sala de ordenha; limpeza das teteiras e regulagem da ordenheira; roçar os pastos evitando o ferimento nas tetas e úbere; lavar bem antes do processo de ordenha; desinfetar as tetas dos animais antes e depois da ordenha. Com esses cuidados o rebanho tem grande chance de se ver livre da doença, e os produtores não terão prejuízos.

 

Quais os princípios básicos de fisiologia da ejeção de leite?

Como identificar os 6 pontos para controle de qualidade de leite?

Como diagnosticar e controlar  os principais agentes de mastite?

 

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Manejo de Ordenha e Qualidade de Leite (Controle de mastite)

mastite - BANNER

Bovinos

Bovinos de Leite

Destaques

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.