Benefícios ocasionados pelo sistema de confinamento em bovinos de corte

gado confinado sistema de confinamento de bovinos de corte oferece benefícios diretos e indiretos ao sistema de produção como a redução da idade de abate, a oferta de gado para abate durante todo o ano, o diferimento da pastagem ou a redução da lotação, a flexibilização da produção, a utilização de alimentos alternativos, o atendimento a mercados mais exigentes e a adubação orgânica das áreas de produção de volumoso.

A redução da idade de abate do rebanho se dá devido à aceleração da fase de terminação dos animais que, devido ao confinamento chegam à idade de abate mais precocemente, o que acarreta em aumento de giro de capital na propriedade.

Outro benefício da criação de gado em sistema de abate é a oferta de animais para abate o ano todo, o que gera uma receita constante durante todo o ano, além de agregar valor ao animal na entressafra.

O aumento do deferimento da pastagem ou redução da lotação é possível, já que, durante o período de confinamento há a liberação de áreas de pastagens para outras culturas, o que aumenta a taxa de utilização da propriedade. Há também maior flexibilização da produção, uma vez que se tem uso mais eficiente da mão-de-obra, maquinário e insumos.

O uso de resíduos da agroindústria como alimentos alternativos é possível, pois o animal sendo ruminante tem capacidade de digerir estes tipos de alimentos, o que torna viável o uso de subprodutos como fonte de proteína, energia e fibra.

Com o confinamento também é possível atender a mercados mais exigentes, pois há maior produção de carne de qualidade, produzindo carcaças maiores, padronizadas, cobertura de gordura homogênea e maior maciez. E por fim, a utilização do adubo orgânico produzido, que pode ser utilizado na cobertura de lavouras ou para comercialização.

 

O que é e como calcular o custo de produção de bovinos de corte?

Como elaborar o planejamento da pecuária de corte?

Quais as metodologias de cálculo de custo de produção?  

 

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Bovinocultura de Corte

ADM bovinocultura de corte

Bovinos

Bovinos de Corte

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.