Clostridiose bovina

bovinoA clostridiose bovina é uma intoxicação causada por bactérias do gênero Clostridium. As bactérias desse gênero são anaeróbias, ou seja, se multiplicam na ausência do ar. Elas podem se desenvolver de maneira bem resistente, os esporos das bactérias podem permanecer nas áreas contaminadas por muitos anos.

Encontramos as bactérias no solo e no tubo digestivo dos animais, até mesmo nos animais sadios. As bactérias produzem substâncias tóxicas, estas responsáveis por sintomas e lesões nos animais doentes, podendo leva-los à morte.

As lesões causadas pelas bactérias são classificadas em gangrenas gasosas ou carbúnculo sintomático e edema maligno; enterotoxemia ou a doença do rim polposo; enterotoxemia hemorrágica; enterotoxemia dos bovinos adultos; hepatite necrótica infecciosa; hemoglobinúria Bacilar; e ainda doenças neurotrópicas como o tétano e o botulismo.

Os sintomas mais comuns observados nas formas da clostridiose são a paralisia dos músculos da locomoção, mastigação e deglutição e também paralisia respiratória.

 

Como avaliar a saúde dos bovinos?

O que fazer quando houver problemas de parto?

Laboratórios veterinários:  Um mercado em franca expansão. Saiba mais.  

 

Fonte: Qualidade do Leite

Adaptação: Revista Agropecuária    

 

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Bovinos

Bovinos

Destaques

Notícias

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.