Infestação por fitonematoides na salsinha e cebolinha

cebolaA plantação de salsinha e cebolinha é comum em quase todas as propriedades rurais, seja para comercialização ou para uso interno. Porém, muitas vezes essas plantas são atacadas por pequenas bolas brancas que aparecem nas raízes. Essas bolas brancas são sinais da presença de fitonematoides.

Os fitonematoides geralmente estão presentes no solo, são organismos microscópicos e que prejudicam a absorção de água e de nutrientes pelas plantas contaminadas. Assim, as plantas acabam se desenvolvendo pouco, e também apresentando aumento do tamanho e da quantidade de células das raízes, que são chamadas de galhas.Os nematoide-das-galhas é uma das espécies mais comuns que acometem as plantas causando prejuízos na produção.

Para controlar o ataque é preciso prevenir a infestação, já que a eliminação total da praga é muito difícil e rara. Na hora do plantio devem ser usadas mudas livres e resistentes; o solo não pode estar contaminado; fazer a desinfecção dos objetos utilizados; deixar a área infectada sem vegetação por um ou dois anos; cobrir o solo úmido com uma camada de lona transparente; realizar rotação de culturas com espécies não hospedeiras; e usar materiais orgânicos na plantação.

Outra forma de controle é a remoção das raízes infectadas, que devem ser amontoadas e secas e, então, queimadas.

 

Quais os principais ferramentas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar?

Como elaborar projetos para o desenvolvimento e sustentabilidade?

Qual a característica da agricultura no município?

 

Fonte: Revista Globo Rural

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município


Agricultura

Artigos

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.