Diferenciação do grau de sangue da raça Girolando

O girolando na seleção do zebu leiteirogirolando 1Na raça Girolando a cabeça carrega a expressão racial, e é nela que se deve observar o perfil como o formato dos olhos, formato das orelhas e o tamanho.

Observado dessa forma é possível notar que o perfil típico da 1/2 sangue é sub-convexo, da 5/8 é retilíneo e da ¾ é sub-côncavo. Para poder entender melhor a terminologia é preciso saber que o ½ sangue tem 50% de sangue Gir/Holandês; a 3/4 sangue tem 75% de Holandês e a 5/8 sangue tem 62,5% de Holandês.

Outra característica que diferencia o grau de sangue da ração são os olhos, geralmente a 1/2 sangue tem olhos elípticos e apresenta rugas em sua parte superior; a 3/4 possui olhos arredondados e suavemente saltados da caixa craniana e as 5/8 são intermediárias e apresentam olhos médios em sua forma e saliência.

Os animais também são diferenciados pela garupa, a inclinação da 1/2 sangue é maior e mais evidente, a 5/8 tem uma garupa intermediária menos inclinada em relação a 1/2 sangue, e a 3/4tem uma garupa mais nivelada, bem mais plana em relação às outras.

Outra característica que diferencia os animais é a vulva 1/2 sangue por possuírem 50% de sangue Holandês e 50% de sangue Gir, têm um amoldamento da vulva mais próxima das vacas Gir, com um maior volume e a presença de rugas.As 3/4 de sangue, com 75% de Holandês, apresentam característica da vulva das holandesas, menor volume e poucas rugas. Já as 5/8 possuem 62,5% por apresentarem proporção genética possuem características intermediárias em relação às outras.

 

Você sabe a origem da raça Girolando?

Qual a importância dessas raças no cenário da pecuária de leite nacional?

Como reconhecer um animal da raça Gir registrado pela ABCZ através do fenótipo?  

 

 Fonte: Girolando Múquem

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Avaliação Fenotípica do Gir Leiteiro e Girolando para Compra e Seleção

Bovinos

Destaques

Notícias

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.