Avaliação dos animais na produção ovina

A criação de ovinos torna-se a cada dia um negócio lucrativo no mercado brasileiro e para o sucesso da produção é preciso que o criador treine os seus funcionários, estabeleça um ambiente propício para a criação e também faça uma observação periódica dos animais.

Com a observação diária dos animais é possível reconhecer o desenvolvimento de possíveis doenças ainda no início, o que leva ao tratamento com maiores chances de recuperação, em fazendas que não possuem um veterinário exclusivo todos os dias, o treinamento dos funcionários ajudará muito na distribuição de funções de auxílio ao veterinário que será avisado caso haja algum comportamento anormal dos animais como: postura, comportamento e estado nutricional.

Quando o animal apresenta postura diferente do normal, pode ser indício de alguma doença. As principais alterações observadas podem ser animais com dorso arqueado em consequência de alguma dor; alterações na posição dos membros em relação ao corpo, provenientes de problemas no sistema locomotor ou nervoso e também animais com o pescoço esticado que pode ser indício de algum tipo de problema respiratório.

Em relação ao comportamento, um animal saudável deve ser estar ativo em relação ao ambiente e a todos os acontecimentos que o cerca. Algumas doenças podem levar os animais a se comportarem de maneira diferente, como excitabilidade e eles ficam mais agressivos e inquietos, depressão, apatia, sonolência e perda do apetite são sinais relacionados ao comportamento dos animais.

O estado nutricional do animal também pode indicar se está ocorrendo alguma alteração. As verminoses que acometem os animais são responsáveis por grandes perdas em seu rendimento, esse fato deve ser levado em consideração se o rebanho apresentar baixos escores de condição corporal, que deve ser usada a fim de avaliar o estado nutricional do rebanho, e variam de zero a cinco pontos. O escore deve ser avaliado através da inspeção e palpação, principalmente dos animais lanados.

Seguindo estes passos e com o treinamento dos profissionais envolvidos na criação, o desenvolvimento do rebanho terá crescimento visível.

 

Saiba como identificar e avaliar os problemas que ocorrem com ovinos.

Conheça as principais doenças que atacam os ovinos.

Saiba mais sobre nutrição de ovinos.

 

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Ovinos

primeiros socorros em Ovinos

Artigos

Destaques

Notícias

Ovinos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.