Controle da lagarta-do-cartucho no milho

controle da largata em milhoDentre as diversas pragas que atacam as lavouras de milho a principal é a lagarta-do-cartucho. Ela tem uma coloração escura e três listras dorsais de cor branco-amarelada e cerdas pretas ao longo do corpo. Quando adulta é uma mariposa com asas anteriores de coloração marrom com manchas brancas.

Os danos causados por essa praga nas plantações de milho vão depender da época de semeadura, do clima, do estado nutricional e do desenvolvimento das plantas.

Quando a praga ataca plantas novas pode ocorrer à morte, principalmente se a cultura está sob plantio direto e se foi realizada a dessecação, já que, nessas condições a lagarta presente na área atacam as plantas durante seu crescimento.

Para o controle da lagarta, o método mais recomendado é fazer o tratamento das sementes. Oferecem controle por até cerca de dezessete dias depois do plantio e em condições satisfatórias de suprimento de água, os inseticidas sistêmicos. Já, sob o estresse hídrico, o tratamento das sementes não proporcionam o mesmo efeito, devendo assim ser suplementado por pulverizações conduzidas para o sítio de ataque do inseto.

 

Fonte:  CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

Agricultura

Milho

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.