Carbúnculo Sintomático em Bovinos

boi gordo em altaO carbúnculo sintomático é uma doença infecciosa que acomete o rebanho bovino. Geralmente ataca os animais mais jovens, e se caracteriza pela inflamação nos músculo, principalmente nos membros inferiores. A doença é muito prejudicial no que diz respeito à lucratividade das empresas e também dos agropecuaristas, uma vez que, é necessário eliminar os animais infectados.

O carbúnculo sintomático é decorrente de um micro-organismo, que é transmitido por esporos de germes através da água e de alimentos contaminados e também através do contato com feridas cutâneas. A doença inicialmente pode ser assintomática, depois com o desenvolver da moléstia os sintomas passam a serem perceptíveis como a perda do apetite, os animais apresentam tremedeira, pulso rápido, respiração pesada, febre, manqueira e inchaço dos músculos.

O controle da doença é feito com a vacinação, com aplicação indicada para os bezerros até os quatro meses de idade e novamente quando completarem de 9 a 10 meses com vacinas polivalentes, feito por via subcutânea. A vacinação deve ser repetida a cada ano.  

 

Como avaliar a saúde dos bovinos?

Como realizar a aplicação de medicamentos corretamente?

Passo a passo do exame clinico geral em bovinos!  

 

Fonte: Agroline

Adaptação: Revista Agropecuária  

 

Conheça o curso de Exame Clínico em Bovinos

exame clinico em bovinos2

 

Destaques

Notícias

Pecuária

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.