Doença de Johne

johne - bovinoA Doença de Johne é causada por bactéria que entra pelo tecido linfático do intestino delgado e infecta, principalmente a parte terminal do intestino delgado e o intestino grosso, gânglios linfáticos associados e vasos sanguíneos.

A transmissão é feita principalmente pela via fecal-oral. A doença provoca inflamação e espessamento da parede intestinal, interferindo com a normal absorção de nutrientes. Com a evolução da doença os animais cometidos apresentam perda de peso severa, enfraquecimento e, eventualmente, a morte dos animais afetados.

Os animais jovens são mais susceptíveis à infecção, ocorrendo muitas vezes à transmissão  de adultos infectados para os recém-nascidos. No entanto, a maior parte dos animais não exibe sinais clínicos até aos dois anos de idade. Durante este período, a infecção pode ser muito difícil de detectar e os animais infectados podem disseminar a bactéria, geralmente de forma intermitente, mesmo antes de começarem a exibir sinais clínicos.

Não existe um tratamento eficaz para a doença, por isso a melhor maneira de evitar a contaminação é implementar boas práticas de manejo.

 

Quais os métodos que facilitam a observação dos sinais clínicos?

Qual a importância de realizar o exame do sistema digestivo em bovinos?

Como realizar o exame dos órgãos dos sentidos?

 

Fonte: Zoetis

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Exame Clínico Avançado em Bovinos

 

Bovinos

Destaques

Notícias

Pecuária

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.