Diarreia viral bovina

Diarreia viral bovinaA diarreia viral bovina (BVD) é causada por um vírus, pestivirus da família Flaviviridae. Ela provoca vários quadros, agudo e subclínicos, podendo ocasionar o aborto, infertilidade, imunossupressãoe, ainda, doença das mucosas que pode ser fatal.

O vírus pode ser classificado em dois grupos, tipo 1 e tipo 2. Os pestivirus têm a capacidade de provocar uma infecção persistente durante a gestação, que geralmente passa despercebida.Além disso, os biótipos citopatogénicos (cp) e não citopatogénicos (ncp) são reconhecidos com base nos efeitos do vírus nas células, podendo as estirpes sofrer mutações de biotiponcp para cp. O vírus da BVD demonstra um elevado grau de variabilidade genética, podendo ocorrer recombinação entre as estirpes.

Os sintomas da BVD são febre, perda de apetite, inapetência que podem afetar o sistema imunitário, respiratório, reprodutivo e digestivo; ulceração na boca e trato digestivo podendo ocorrer diarreia; imunossupressão; redução da performance reprodutiva; perdas embrionárias, abortos e nados-mortos.

Observados os sintomas é feito o diagnostico com base nos sinais clínicos e no conhecimento da doença no local, ainda podem ser feitos testes clínicos. O tratamento sintomático é muitas vezes pouco eficaz.

Para prevenir a doença é preciso vacinar o rebanho, fazer a testagem laboratorial e implantar medidas de biossegurança.

 

Como avaliar a saúde dos animais?

Como reconhecer as principais doenças que acometem os bovinos?

Como realizar os primeiros socorros em bovinos?  

 

Fonte: Zoetis

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Bovinos

Primeiros Socorros em Bovinos2

Notícias

Pecuária

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.