Produção de carne suína e os avanços tecnológicos

carne-suinaCom os avanços tecnológicos e a preocupação constante com a boa alimentação dos seres humanos as transformações na produção de alimentos tornou-se rotina em todas as propriedades. Assim, a criação de suínos para abate passou a ser destinada à produção de carne, principalmente depois que ficou comprovado que a gordura é rica em ácidos graxos saturados extremamente prejudiciais à saúde humana. Essa gordura passou a ser substituída pela gordura vegetal, usada na alimentação das pessoas.

Outro fator que levou a criação de suínos de carne, com menor percentual de gordura, foi o fator econômico, já que, a criação de suínos com carne é mais barata que a criação de suínos com gordura.

Atualmente na suinocultura é criado animais de raças médias, que visam a produção de carne, além de serem econômicas o valor nutritivo é maior, vantagens para o criador e consumidor.

Os animais das raças médias apresentam maior ganho de peso diário, além de sua grande prolificidade e viabilidade, ou seja, mais sobrevivência dos leitões para a comercialização. A escolha da raça a ser criada dependerá de fatores como a preferência ou o gosto do criador, as exigências do mercado, as possibilidades da adaptação à região de criação, à proximidade dos mercados de comercialização, os meios de transporte, entre outros.

 

Fonte: Rural News

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Boas Práticas de Fabricação de Ração - BPF implementação e gestão

BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO DE RAÇÃO

Artigos

Notícias

Suinos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.