Irrigação e manejo de pastagens

Um dos principais fatores do desenvolvimento das culturas é a água, assim a irregularidade pluviométrica pode vir a ser um problema no desenvolvimento agrícola. A irrigação é uma das técnicas mais utilizadas na agricultura, visando o melhoramento das pastagens e consequentemente o crescimento e desenvolvimento do rebanho, somando lucros economicamente bons à propriedade.

A manutenção dos equipamentos e o monitoramento da água nos sistemas de produção estão incluídos no manejo adequado, esses fatores somados trazem lucros à propriedade. O manejo e o tipo de irrigação escolhido por cada proprietário dependerá da avaliação prévia da propriedade, em relação ao clima, solo, relevo, cultura produzida, entre outros. Com essa análise é possível direcionar o equipamento e tipo de irrigação mais adequado àquela região.

A irrigação das pastagens também reduz os custos de produção e tempo de trabalho utilizado na alimentação do rebanho quando comparada com outros tipos de alternativas de suplementação no outono-inverno, tais como silagens e fenos que necessitam de máquinas para preparo, armazenagem e fornecimento aos animais.

Assim, o manejo na irrigação engloba cuidados com equipamentos deste o projeto à manutenção; emprego e controle da água; preço em relação aos objetivos que deseja alcançar, ou seja, nem sempre o mais preciso, caro ou barato é o melhor método.

O proprietário deverá providenciar o levantamento planialtimétrico da área com curvas de nível interpoladas de 1 em 1 metro; medir a vazão disponível; processo de outorga; planta em autocad e decidir sobre o projeto no que diz respeito ao planejamento da irrigação, manejo das pastagens, fertirrigação e planejamento ambiental.

 

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Irrigação e Manejo de Pastagens

Agricultura

Irrigação

Notícias

Pastagens

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.