Sistemas de acasalamento em ovinos

ovinos deslanadosNo sistema de reprodução em ovinos, o acasalamento dos animais pode ser realizado por duas maneiras diferentes, são elas: monta natural ou monta controlada/dirigida, sendo a primeira a mais comum na maioria das propriedades. Hoje em dia também se utiliza biotécnica de reprodução objetivando o ganho genético do rebanho e maior ganho econômico.

No processo de monta natural os reprodutores são mantidos com as fêmeas a campo durante toda a estação reprodutiva. Dessa forma, o sistema de manejo não requer a utilização de instalações especiais, a mão de obra utilizada é baixa e pode ser aplicado a grandes rebanhos sem que sejam observados grandes problemas no processo de criação.

Já o rebanho de monta controlada ou dirigida é indicado para rebanhos que tenham até cem matrizes, podendo ser realizado de duas maneiras distintas: uso de rufiões com marcadores de tinta, que permanecem junto às matrizes para a identificação dos estros. As fêmeas em estro são levadas ao reprodutor indicado e precisam receber duas coberturas com intervalo de doze horas; e a utilização do próprio reprodutor indicado com marcador de tinta, que é deixado com as matrizes durante a noite, no dia seguinte que foram marcadas são separadas do reprodutor.

O uso do produtor nesse tipo de manejo é grande, além de reduzir o número de machos na propriedade.

 

Você conhece todas as estratégias nutricionais para aumento da eficiência reprodutiva de ovinos?

Saiba mais sobre os cuidados nutricionais relacionados à reprodução de ovinos.

Para que bons índices sejam alcançados é necessário conhecer e saber todos os fatores relacionados à reprodução.

 

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Ovinos

Manejo Reprodutivo em Ovinos2

Artigos

Destaques

Notícias

Ovinos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.