Primeiros Socorros em Bovinos: conheça os procedimentos

 

Primeiros Socorros em BovinosExistem algumas situações que todo criador enfrenta no manejo de seu rebanho. Como emergências com os animais acontecem, conhecimentos em primeiros socorros em bovinos são importantes.

Os primeiros socorros são os procedimentos para atendimento dos animais doentes ou acidentados até a chegada do veterinário responsável ou até o transporte para o hospital veterinário. Assim, os primeiros socorros em bovinos visam minimizar as perdas, salvando os animais e evitando prejuízos para o produtor.

Os procedimentos realizados durante as emergências com bovinos devem ser rápidos e conscientes, visando o bem-estar e recuperação do paciente. 

Algumas emergências são mais comuns no dia-a-dia do rebanho. A seguir vamos ver quais as situações e conhecer os procedimentos ideais para o socorro dos bovinos. 

Traumas, pancadas ou cortes

No caso de trauma, pancadas ou cortes é preciso, primeiro, avaliar o ferimento.

Para cortes com sangramento, os primeiros socorros envolvem limpar o ferimento com água limpa e fria. É preciso também estancar o corte usando panos limpos. Não é recomendado o uso de certas receitas caseiras, como usar açúcar ou pó de café. Isso apenas suja o ferimento e dificulta o trabalho do veterinário na assistência do animal.

Quando o corte resulta num sangramento forte, é preciso fazer o curativo oclusivo e manter a ferida sobre pressão diminuindo, dessa forma, a hemorragia. Vale o procedimento de primeiros socorros em bovinos para sangramentos em geral: pode ser feito com gaze, panos limpos, gelo e água fria em grande quantidade.

Se o animal sofrer algum tipo de perfuração e as vísceras ficarem expostas, deve-se evitar o contato com os solos e com as mãos, reduzindo as chances de  contaminação.

Intoxicações

A intoxicação do rebanho pode acontecer de várias maneiras: por ervas, plantas tóxicas, envenenamentos diversos, ureia, entre outros. Em sua maioria, a intoxicação leva o animal ao empanzinamento, ou seja, ao acúmulo de gases no rúmen, que pode ocasionar a morte em pouco tempo.

Quando a intoxicação é causada por ureia, é recomendado o uso de vinagre caseiro. Como ação de primeiros socorros em bovinos, ele irá resolver e vai preservar o animal. 

Outro produto comum que pode ser usado é o soro caseiro. Ele pode ser administrado em caso de diarréia e desidratação, evitando perda de líquido. Nesse caso é importante que o animal receba atendimento, já que o soro age apenas no sintoma da intoxicação, não na causa.

Algumas intoxicações, podem ser causadas por picadas de cobras ou outros animais. Essas são mais perigosas pois podem causar hemorragias e levar o animal a óbito mais rapidamente. Nesses casos, os primeiros socorros para os bovinos devem ser prestados usando antídotos específicos.

Partos difíceis

Outro momento comum de se necessitar de primeiros socorros em bovinos é o parto. Quando se trata de partos difíceis, uma ajuda imediata pode definir a sobrevivência da vaca e de sua cria.

Nesses casos, o ato de puxar o bezerro, se necessário, deve ser feito com cautela e nunca feito por mais de dois homens. É sempre importante verificar a lubrificação das partes moles. Essa lubrificação é importante e de grande auxílio nessas situações.

Em alguns casos, medicamentos podem ser utilizados para produzir ou eliminar contrações, mas é preciso ter atenção quanto a dosagem. 

Outro ponto importante é a posição do feto no momento do parto. Um feto mal posicionado, caso não corrigida a sua apresentação, pode complicar todo o processo.

Parasitas em geral

O combate a carrapatos, bernes e verminoses pode gerar situações que necessitam de procedimentos de primeiros socorros em bovinos.

Os produtos utilizados para combater esses parasitas, normalmente, são seguros desde que sejam respeitadas as instruções de bula. Mas acidentes envolvendo dosagem incorreta ocorrem, podendo desencadear intoxicação nos animais.

Nesses casos, o recomendado é a utilização de antídotos específicos para o produto que foi ministrado.

Depois de tudo isso, alguns pontos importantes sobre o atendimento a essas emergências com o rebanho precisam ser levados em conta. Primeiro, é preciso ter conhecimento e experiência para prestar corretamente os primeiros socorros em bovinos de forma adequada.

E, por último, é sempre bom lembrar que o socorro não substitui o atendimento veterinário. Assim, o animal precisa ser examinado pelo seu veterinário de confiança para que seja restabelecida, por completo, a saúde do animal.

Precisa aprender como auxiliar o responsável a prestar primeiros socorros em bovinos? Saiba como clicando aqui!

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Destaques

Notícias

Pecuária

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.