Inseminação artificial em tempo fixo

IATF bovinosA inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma biotécnica muito utilizada nas propriedades brasileiras, uma vez que, não há a necessidade de observação do cio dos animais, pois a inseminação é feita sem essa observação.

A técnica da IATF também é eficiente no que diz respeito à indução da ciclicidade nas fêmeas em anestro, ou seja, fêmeas em ausência de cio, melhorando dessa forma a eficiência reprodutiva dos animais em questão.

Com a aplicação da biotécnica nas propriedades é possível observar vantagens como: diminuição do intervalo entre os partos; melhoramento genético do rebanho; ganho de eficiência reprodutiva dos animais; nascimentos concentrados; homogeneidade filhotes.

É observado também que aproximadamente 50% dos animais onde a técnica é utilizada emprenham-se e os outros animais que não emprenham podem ser colocados com o touro para monta natural, pelo resto da estação reprodutiva ou ainda podem ser submetidos à observação de cio, para que sejam reinseminados.

O sucesso da aplicação da biotecnologia da IATF só é possível com a observação e práticas de alguns fatores com: a sanidade; a nutrição; o manejo; o sêmen; o inseminador; a estrutura dos currais e também o período pós-parto para início do protocolo de no mínimo trinta dias.

Fonte: Rural Centro

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Tenha a oportunidade de executar todos os passos do processo de inseminação artificial em tempo fixo em bovinos.

Uma grande infraestrutura para aulas práticas.

Venha conferir Shop Veterinário: conheça nossos equipamentos para reprodução bovina.  

 

  

Conheça o Curso de Inseminação Artificial e IATF em Bovinos

IA e IATF2

Biotecnologia

Bovinos

Destaques

Fertilização

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.