A carne bovina escura

09062014014625   A carne escura vem se tornando um problema para a cadeia produtiva de carne bovina, uma vez que, os consumidores costumam rejeitá-las. A principal causa da carne bovina de aspecto escuro é o estresse sofrido pelo animal, antes do abate. A peça com pH alto, fator que escurece a peça, não apresenta riscos ao consumidor, mas para evitá-la é necessário minimizar o estresse pela qual o gado passa.

A carne escura não oferece riscos, mas precisa ser preparada rápido, pois o pH elevado ajuda a deteriorar o produto com mais facilidade e não permite muito tempo de armazenamento. Além disso, a carne com pH alto apresenta menos sabor em relação a carne mais clara, porém não é um sabor estranho. A carne escura também se relaciona aos animais não castrados, conhecidos como bois inteiros.São mais suscetíveis a apresentar a carcaça mais escura.

A fêmea no cio também apresenta carne escura. Para evitar o problema é importante que o setor trabalhe junto, tanto na produção inicial com a criação e engorda dos animais, quanto no abate e embalagem dos produtos.

Fonte: Rural Pecuária  

 

Saiba mais sobre a inseminação artificial em bovinos.

Tudo em equipamentos e materiais necessários para reprodução em bovinos.

Como avaliar os problemas que podem acontecer com bovinos e tomar decisões emergenciais?

 

  10

Bovinos

Bovinos de Corte

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.