Inseminação artificial no Brasil

DSC06901A inseminação artificial (IA) é um método de deposição do sêmen no útero da fêmea, através de materiais apropriados. De acordo com dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), a IA apresentou evolução de 30% nos últimos dez anos.

Os objetivos da inseminação artificial são a disseminação da genética de reprodutores de qualidade geneticamente superior. Dentre as várias vantagens observadas podem ser destacadas as seguintes: melhoramento genético do rebanho que permite o nascimento de crias com grande potencial produtivo; utilização do sêmen de touros provados, ou seja, que já possuem avaliação do desempenho produtivo de suas crias; maior aproveitamento do touro, uma vez que, com cada ejaculado de sêmen é possível inseminar trezentos animais; uso de touros com patologias adquiridas; controle reprodutivo e sanitário mais eficiente; padronização do rebanho; redução do risco de acidente, pois dispensa o uso de animais agressivos ou pesados que podem causar acidentes durante a monta natural; permite o uso de sêmen sexado; entre outros.

Por estas razões, dentre outras tantas, a biotecnologia da inseminação artificial vem crescendo cada vez mais no Brasil.  

Fonte: CPT Cursos Presenciais 

 

Saiba mais sobre técnicas de inseminação artificial em bovinos.

Quais os materiais e equipamentos mais utilizados para realização de técnicas de reprodução animal?

Quais os principais aspectos da fisiologia reprodutiva de bovinos ?

 

  Inseminação Artificial em  Bovinos

Artigos

Bovinos

Destaques

Pecuária

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.