Como alimentar o cavalo de forma correta?

alimentar cavaloOs animais de grande porte precisam de cuidado diferenciado no que se relaciona a alimentação adequada. Diferentemente dos animais de pequeno porte, como cães e gatos, apesar destes também terem hábitos alimentares que precisam ser considerados. Um cavalo adulto consume aproximadamente de 0,5 a 1% de seu peso total em ração. Mas, é necessário que a alimentação do animal não seja feito somente com ração, é essencial a intercalação de outros alimentos como feno e capim verde, que devem somar 3% do peso do animal.

O alimento precisa ser oferecido de forma fracionada, ou seja, em pequenas quantidades várias vezes ao dia, contabilizando o tipo de trabalho que o animal executa e a idade também a idade. Quando o animal ingere mais alimento que o necessário ele poderá apresentar cólicas, e também quando os alimentos não são de boa qualidade. Outro fator que leva a ocorrência de cólicas é a hidratação inadequada, assim é preciso oferecer os alimentos e água em quantidade adequada e em boa qualidade. Se o cavalo não ingere água ele pode morrer, pois 60% da massa corpórea do animal é água, e é esta que mantém suas funções vitais.

É necessário que a água não seja oferecida depois que o animal pratica exercícios, é necessário esperar o animal voltar ao descanso e só assim oferecer a água à vontade. Existem rações diferenciadas para cada tipo de cavalo, estes alimentos são baseados na quantidade de caloria que cada tipo de animal deve ingerir. Além dos cuidados com a alimentação, é necessário que os animais sejam acompanhados por profissionais capacitados.

Fonte: http://animais.culturamix.com/alimentacao/a-alimentacao-correta-para-seu-cavalo

 

Como fazer uma intervenção cirúrgica em casos de cólica equina?

Materiais para reprodução em equinos.

Como formular dietas e rações balanceadas para equinos?

 

40

Áreas

Artigos

Destaques

Pecuária

Saude animal

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.