Uso da água na agricultura

Com a crise hídrica é necessário pensar como fazer para produzir os alimentos que consumimos sem desperdiçar água, mediante a adoção de práticas agrícolas corretas e de soluções políticas conexas.

O primeiro passo a ser seguido é começar por uma irrigação eficiente. Não é necessário que a irrigação seja tão intensiva, é possível obter ganhos de eficiência na utilização da água - quer através da eficiência do transporte, a percentagem de água captada e fornecida aos campos - e a eficiência da utilização no terreno -a água efetivamente utilizada numa cultura, em comparação com a quantidade total de água fornecida a essa cultura.

O segundo passo é mudar os métodos por meio de programas de formação e de partilha de conhecimentos, assim familiarizar os agricultores com práticas mais eficientes da utilização da água. E ainda, o uso de fertilizantes e pesticidas orgânicos pode resolver o problema de poluição da água e solo.

Outra maneira é utilizar águas residuais que permite a disponibilização de mais recursos de água para outras necessidades. A água recuperada acondicionada de forma adequada é uma alternativa eficaz na agricultura.

E ainda, estabelecer políticas públicas eficientes e conscientes, de acordo com as necessidades de cada região e com a disponibilidade dos recursos.

 

Fonte: www.eea.europa.eu/pt/articles/a-agua-na-agricultura

 

Saiba mais sobre métodos e sistemas de irrigação.

Aprenda a fazer projeto do sistema de irrigação por pivô central.

Agricultura

Agroindústria

Áreas

Destaques

Economia Rural

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.