Para que serve o etanol

O etanol, álcool ou álcool etílico é um composto orgânico de fórmula C2H6O. O álcool é obtido com a fermentação do açúcar ou síntese em laboratório, tanto para bebidas, produtos de limpeza, tintas, entre outros usos. As diferenças de cada uso dependerá da destilação e dos processos de pós-produção do produto.

O etanol é utilizado como combustível na indústria brasileira e também para exportação. Como combustível o etanol pode ser usado de forma pura ou misturado à gasolina. A forma comercializada nos postos de combustível é o álcool etílico hidratado, mistura com aproximadamente 96% de etanol e 4% de água.

O etanol que é misturado à gasolina é o álcool anidro que possui pelo menos 99,6% de álcool puro. No Brasil a proporção de etanol misturado ao combustível varia de 20 a 25% seguindo determinação do governo.

O etanol é um combustível inesgotável, uma vez que, é produzido a partir vegetais. E ainda, é sustentável já que grande parte do gás carbônico lançado na atmosfera é absorvido pela cana-de-açúcar durante o processo de fotossíntese.

 

Fonte: www.novacana.com

 

Saiba mais sobre o conjunto de técnicas integradas para a produção do milho.

 

Agricultura

Artigos

Etanol

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.